Novembro 2020

 

11/11/2020:

 

Europe Direct Porto deu continuidade à iniciativa “A Europa vai à Escola 2020/21” com mais uma sessão por videoconferência

Hoje, demos continuidade à iniciativa "A Europa vai à Escola 2020/21", por videoconferência, desta vez com os alunos da turma 10.º A da Escola Secundária Diogo Macedo. O processo de Construção Europeia e algumas das oportunidades que a UE proporciona aos jovens foram o cerne da sessão.

Para aceder a mais informações sobre a sessão basta clicar em http://bit.ly/ESDiogoMacedo_11Nov2020

 

Agenda da Comissão Europeia para quinta-feira, 12 de novembro:

11h00 (hora de Lisboa): Conferência de imprensa diária

11h30 (hora de Lisboa): Conferência de imprensa com a vice-presidente Jourová e a comissária Dalli sobre a estratégia para igualdade LGBTIQ
Transmissão em direto no canal EbS

 

Construir uma União Europeia da Saúde: Melhor preparação e resposta a situações de crise na Europa

A Comissão Europeia dá hoje os primeiros passos para construir a União Europeia da Saúde, anunciada pela Presidente von der Leyen no seu discurso sobre o estado da União. A Comissão apresenta um conjunto de propostas para reforçar o quadro de segurança sanitária da UE e reforçar o papel das principais agências da UE em termos de preparação e de resposta a situações de crise. É necessária uma maior coordenação a nível da UE para intensificar a luta contra a pandemia de COVID-19 e futuras situações de emergência sanitária. As propostas hoje apresentadas, informadas pelos ensinamentos da atual crise, irão garantir uma melhor preparação e resposta durante a atual crise e em futuras crises sanitárias. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou: «O nosso objetivo é proteger a saúde de todos os cidadãos europeus. A pandemia de coronavírus salientou a necessidade de uma maior coordenação na UE, de sistemas de saúde mais resilientes e de uma melhor preparação para crises futuras. Estamos a mudar a forma de lidar com as ameaças sanitárias transfronteiriças. Começamos hoje a construir uma União Europeia da Saúde, para proteger os cidadãos com cuidados de elevada qualidade em situações de crise e equipar a União e os seus Estados-Membros para prevenir e gerir situações de emergência sanitária que afetem toda a Europa.» O  comunicado de imprensa  e Q&A estão disponíveis, assim como duas fichas informativas sobre Coronavírus: impacto e resposta e sobre o papel das agências europeias. A conferência de imprensa com a comissária Kyriakides está em EbS.

 

Coronavírus: a Comissão aprova o contracto com a aliança BioNTech-Pfizer para assegurar o acesso a uma vacina potencial

Hoje, a Comissão Europeia aprovou um quarto contrato com as empresas BioNTech e Pfizer, que permite uma compra inicial de 200 milhões doses em nome de todos os Estados-Membros da União Europeia, ao que se soma uma opção de requerer até outras 100 milhões doses, para serem entregues assim que a vacina prove ser segura e eficiente contra o COVID-19. O contracto de hoje com a aliança BioNTech-Pfizer inclui-se num conjunto alargado de vacinas a serem produzidas na Europa, incluindo os contractos já assinados com AstraZenecaSanofi-GSK e Janssen Pharmaceutica NV, e as conversas tidas com sucesso com CureVac e Moderna.

Para aceder ao comunicado de imprensa, clique aqui.

 

A Comissão Europeia faz uma segunda emissão de obrigações de investimento social SURE

Ontem, a Comissão Europeia, em nome da União Europeia, emitiu pela segunda vez obrigações de investimento social sob o instrumento europeu SURE no valor total de €14 mil milhões para ajudar a proteger empregos. O comunicado de imprensa encontra-se online, assim como informação sobre os 17 Estados-Membros, incluindo Portugal, que vão  receber apoio financeiro sob o instrumento SURE.

 

A Presidente von der Leyen sobre a resposta da UE contra o terrorismo

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, participou ontem numa videoconferência sobre a resposta europeia contra o terrorismo, ao lado do Presidente francês, Emmanuel Macron, da chanceler alemã, Angela Merkel, do Primeiro ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, do chanceler austríaco, Sebastian Kurz, e do Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
declaração em vídeo  e escrita estão disponíveis online, assim como a  proposta  apresentada pela Comissão em 2018 para prevenir conteúdos online que incentivem o terrorismo.

 

Orçamento da UE: Comissão Europeia congratula-se com acordo sobre pacote de 1800 mil milhões de euros para ajudar a construir uma Europa mais ecológica, mais digital e mais resiliente

Comissão Europeia congratulou-se ontem com o acordo entre o Parlamento Europeu e os Estados-Membros da UE no Conselho sobre o próximo orçamento de longo prazo da Europa e o instrumento de recuperação temporário Next Generation EU. Ao ser adotado, o pacote no valor total de 1 800 mil milhões de euros será o maior alguma vez financiado pelo orçamento da UE. Este pacote ajudará a reconstruir uma Europa pós-COVID-19, que será mais ecológica, mais digital e mais resiliente e estará mais bem preparada para os desafios atuais e futuros.

O comunicado de imprensa completo está online, assim como um Q&A e uma ficha informativa.

 

Pacto sobre competências: mobilizar todos os parceiros para um maior investimento

Mais informações sobre a estratégia para as competências na Europa, e sobre o pacto, no comunicado de imprensa,  no Q&A e na página website.

 

Apresentação online do Monitor da Educação e Formação 2020

Este ano, a edição do Monitor da Educação e da Formação vai ser apresentado a 12 de novembro pela Comissária Mariya Gabriel. Uma sessão dedicada no dia 13 de novembro entre as 10h45 e as 11h30 (hora de Lisboa) pode ser acompanhada online (sem ser necessário registo). Nesta página encontra toda a informação, o Monitor e os relatórios sobre cada país.

 

A Presidente von der Leyen no Forum de Paris sobre a Paz

Amanhã, 12 de novembro, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai participar na edição de 2020 do Fórum de Paris sobre a Paz que, este ano, decorre completamente online e que é dedicado à resposta e à colaboração internacional contra o coronavírus.

 

Outras Notícias no Daily News de 11 de novembro

Comunicados de imprensa do Eurostat

 

Orçamento da UE: Comissão Europeia congratula-se com acordo sobre pacote de 1800 mil milhões de euros para ajudar a construir uma Europa mais ecológica, mais digital e mais resiliente

A Comissão Europeia congratulou-se ontem com o acordo entre o Parlamento Europeu e os Estados-Membros da UE no Conselho sobre o próximo orçamento de longo prazo da Europa e o instrumento de recuperação temporário Next Generation EU. Ao ser adotado, o pacote no valor total de 1 800 mil milhões de euros será o maior alguma vez financiado pelo orçamento da UE. Este pacote ajudará a reconstruir uma Europa pós-COVID-19, que será mais ecológica, mais digital e mais resiliente e estará mais bem preparada para os desafios atuais e futuros.

Para aceder a mais informações e às declarações da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e de Johannes Hahn, comissário europeu responsável pelo orçamento, clique aqui.

 

 

10/11/2020:

Europe Direct Porto realizou mais uma sessão por videoconferência de “A Europa vai à Escola 2020/21”, desta vez com alunos da Escola Secundária Diogo Macedo

Esta manhã, estivemos com os alunos da turma 10.º C da Escola Secundária Diogo Macedo em mais uma sessão, por videoconferência, de "A Europa vai à Escola 2020/21". Em análise esteve o processo de Construção Europeia e algumas das oportunidades que a UE proporciona aos jovens.

Muito obrigado aos alunos pela participação e pelas questões colocadas bem como às professoras e à Escola pelo desafio!

Para aceder a mais informações sobre esta sessão, clique em http://bit.ly/ESDiogoMacedo_10Nov2020

 

Vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2020

REDE TRAMONTANA III (Portugal, Espanha, França, Itália e Polónia) vence Grande Prémio Europeu do Património Cultural / Europa Nostra 2020.

Os vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2020 – a maior distinção neste domínio – foram homenageados esta tarde num encontro virtual que juntou profissionais, voluntários e apoiantes do património de toda a Europa e não só. Devido às medidas de proteção contra a COVID-19, a Cerimónia Europeia do Património Cultural foi realizada inteiramente online pela primeira vez, com a participação virtual de Mariya Gabriel, Comissária Europeia para Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra. 

Para mais informações, clique aqui.

 

Comissão Europeia congratula-se com a decisão do Tribunal de Contas Europeu de assinar as contas da UE pelo 13.º ano consecutivo

A Comissão congratulou-se hoje com a decisão do Tribunal de Contas Europeu (TCE) de validar as contas anuais da UE pelo 13.º ano consecutivo, considerando-as verdadeiras e fidedignas. À semelhança do que se verificou nos anos anteriores, o Tribunal reconheceu igualmente que a parte do orçamento da UE relativa às receitas foi bem gerida.

Para aceder a mais informações e às declarações de Johannes Hahn, comissário responsável pelo Orçamento e a Administração, clique aqui.

 

Agenda da Comissão Europeia para quarta-feira, 11 de novembro:
Após a reunião do colégio:

Declarações à imprensa pela Presidente Ursula von der Leyen sobre a União Europeia para a Saúde: uma UE mais forte e mais preparada para responder a crises de saúde

Seguido pela apresentação das decisões da reunião do colégio/ conferência de imprensa da comissária Kyriakides sobre a União Europeia para a Saúde

Transmissão em direto no canal EbSAgenda prevista das próximas reuniões da Comissão (os temas estão sujeitos a mudança).

 

 

09/11/2020:

Fundo Fiduciário da UE para África mobiliza mais 22,6 milhões de euros para promover estabilidade e segurança na região do Sael e do Lago Chade

A União Europeia anunciou a mobilização de mais 22,6 milhões de euros para cinco novos programas ao abrigo do Fundo Fiduciário de Emergência da União Europeia para África (FFUE) com o objetivo de promover a estabilidade e a segurança na região do Sael e do Lago Chade.

Para aceder a mais informações e às declarações de Jutta Urpilainen, a comissária das Parcerias Internacionais, clique aqui.

 

ReportEU: inscrições abertas

ReportEU é uma nova iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com a primeira edição a ser lançada em novembro de 2020 em colaboração com os Repórteres em Construção (REC). Tem como principal objetivo contribuir para a formação prática em reportagens sobre temas europeus. É aberto à participação de estudantes em equipas de dois a cinco elementos, sendo que pelo menos um dos membros da equipa deve ser estudante de jornalismo ou de comunicação social numa entidade de ensino superior em Portugal. As inscrições estão abertas até 3 de dezembro de 2020 e são feitas através do formulário online.

Para mais informações, clique aqui.

 

 

08/11/2020:

Declaração da presidente da Comissão Europeia sobre o resultado das eleições presidenciais nos EUA

Para aceder à declaração da Presidente von der Leyen sobre a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, clique aqui.

 

 

06/11/2020:

Dia da Igualdade Salarial: declaração da vice-presidente Jourová e dos comissários Schmit e Dalli

Na União Europeia, as mulheres continuam a ganhar menos do que os homens. As disparidades salariais entre homens e mulheres na UE-27 melhoraram ligeiramente desde o ano passado: de 14,5 % para 14,1 %, de acordo com os últimos dados do Eurostat. O Dia Europeu da Igualdade Salarial assinala o dia em que as mulheres deixam de ser pagas, simbolicamente, em comparação com os seus colegas do sexo masculino para o mesmo emprego. Este ano, o Dia Europeu da Igualdade Salarial é o dia 10 de novembro. Na perspetiva deste dia simbólico, Věra Jourová, vice-presidente dos Valores e Transparência, Nicolas Schmit, comissário do Emprego e Direitos Sociais, e Helena Dalli, comissária da Igualdade, emitiram uma declaração conjunta.

Para aceder a mais informações, clique aqui e em declaração completa.

 

Semana Europeia da Formação Profissional 2020: ensino para a transição ecológica e digital

A Semana Europeia da Formação Profissional 2020 realizar-se-á digitalmente em toda a União Europeia, de 9 a 13 de novembro de 2020. É organizada pela Comissão Europeia em parceria com o Ministério Federal da Educação e Investigação da Alemanha, no âmbito da Presidência alemã do Conselho da UE. A edição de 2020 centrar-se-á no EFP (nível pós-secundário superior) e nas competências de EFP para a transição ecológica e digital. A promoção de plataformas digitais de aprendizagem, a criação de uma cultura de formação contínua e ao longo da vida e a implementação de estruturas de EFP sustentáveis são questões fundamentais para a Comissão e para a Presidência alemã.

Para aceder a mais informações, clique aqui e em sítio Web.

 

Coronavírus: Comissão insta plataformas em linha a colaborarem no combate às burlas

O comissário Didier Reynders reúne hoje com as 11 plataformas em linha que participam no diálogo estruturado sobre a luta contra as fraudes aos consumidores em linha relacionadas com a pandemia de coronavírus, juntamente com as autoridades de proteção dos consumidores. O objetivo é incentivar os operadores das plataformas a reforçarem o seu grau de preparação para fazer face a novas burlas que poderiam surgir durante a segunda vaga da pandemia e evitar o ressurgimento de burlas semelhantes já existentes.

Para aceder a mais informações, clique aqui.

 

Coronavírus: relatórios das plataformas em linha mostram necessidade de dados sobre medidas contra desinformação

A Comissão Europeia publica hoje o terceiro conjunto de relatórios sobre as medidas tomadas pelos signatários do Código de Conduta sobre Desinformação para combater as informações falsas e enganosas relacionadas com o coronavírus. Os relatórios continuam a dar uma boa panorâmica das medidas tomadas pelas plataformas em linha durante o mês de setembro e demonstram a vontade de aumentar a transparência em torno das suas políticas sobre a desinformação relacionada como o coronavírus. No entanto, a comunicação ainda carece do detalhe adequado ao nível dos dados, nomeadamente no que diz respeito ao impacto das suas políticas, a fim de assegurar uma transparência e responsabilização suficientes e permitir a devida monitorização.

Para aceder a mais informações, clique aqui.

 

Coronavírus: um milhão de pares de luvas cirúrgicas enviadas para França ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da UE

Em breve chegará a França um segundo envio de um milhão de pares de luvas cirúrgicas enviadas pela Noruega, na sequência do pedido de assistência apresentado por este país no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da UE. Este auxílio vem juntar-se a outros dois milhões de pares de luvas, também enviados pela Noruega, em resposta ao primeiro pedido de assistência apresentado pela França na semana passada.

Para aceder a mais informações, clique aqui.

 

Equipa Europa: mais 17,2 milhões de euros para apoiar saúde na Somália, Sudão e Sudão do Sul

A União Europeia aprovou hoje um apoio adicional de 17,2 milhões de euros através do Fundo Fiduciário de Emergência da UE para África (FFUE) para dar resposta à crise do coronavírus na Somália, no Sudão e no Sudão do Sul. O apoio total do fundo à resposta sanitária de emergência no Corno de África está agora a atingir quase 300 milhões de euros.

Para aceder a mais informações, clique aqui.

 

Relatórios financeiros: Comissão adota nota explicativa sobre formato eletrónico único europeu

A Comissão Europeia adotou hoje uma nota explicativa sobre a forma como o novo formato eletrónico único europeu funcionará para as empresas cotadas na União Europeia. A partir de 2021, todas as empresas cotadas na UE poderão utilizar este formato — um novo documento eletrónico único — aquando da publicação dos seus relatórios financeiros anuais. O objetivo é facilitar o cumprimento dos requisitos de transparência e, em última análise, reforçar a transparência nos mercados de capitais da UE, que garantirá que os investidores recebem melhores informações e possam tomar decisões mais informadas sobre os seus investimentos.

Para aceder a mais informações, clique em sítio Web.

 

Comissária Johansson participa em diálogo ministerial sobre integração dos migrantes e coesão social

Na segunda-feira, a comissária dos Assuntos Internos, Ylva Johansson, participará num diálogo ministerial informal virtual sobre a integração e a inclusão dos migrantes, organizado pela Presidência alemã do Conselho da União Europeia. A comissária Johansson fará o discurso principal, em antecipação da publicação do Plano de Ação da Comissão para a Integração e a Inclusão, a adotar em 24 de novembro de 2020. A reunião ministerial informal constitui uma oportunidade para debater as políticas de integração no âmbito de esforços mais amplos para promover a inclusão social e construir sociedades resilientes e coesas. Os participantes procederão também a uma troca de pontos de vista sobre os domínios prioritários para as futuras políticas de integração e inclusão, o papel dos fundos da UE para apoiar os esforços nacionais de integração e inclusão e o papel fundamental dos órgãos de poder local e regional, da sociedade civil, dos empregadores e dos parceiros sociais e económicos no processo de integração.

Para aceder a mais informações, clique aqui.

 

 

05/11/2020:

Evento online: A contribuição de Portugal para a consulta pública sobre a política comercial

No dia 9 de novembro, entre as 14h00 e as 15h30, decorre um evento online sobre a revisão da política comercial da União Europeia, organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a AICEP – Portugal Global.

O evento é aberto por Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e conta com intervenções de Augusto Santos Silva, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Sabine Weyand, Diretora-Geral da Direção-Geral do Comércio da Comissão Europeia, Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP Portugal, António Saraiva, Presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, e Nuno Ornelas Martins, Professor da Católica Business School. A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias encerra o evento. O objetivo desta sessão será o de permitir a todas as partes interessadas que partilhem os seus pontos de vista sobre o rumo que a política comercial deverá seguir no futuro. O evento é aberto ao público e à imprensa, sujeito a inscrição.

Para aceder a mais informações e sobre como proceder a inscrições, clique aqui.

 

Previsões económicas do outono 2020: recrudescência da pandemia agrava incerteza e suspende retoma económica

A Comissão Europeia apresentou hoje as suas Previsões económicas do outono de 2020. A pandemia de coronavírus atingiu fortemente a economia mundial e europeia e teve repercussões económicas e sociais muito graves. O recrudescimento da pandemia nas últimas semanas, que resultou na introdução de novas medidas de saúde pública destinadas a limitar a propagação do vírus, criou, no entanto, novas perturbações. De acordo com as previsões hoje publicadas, a economia da área do euro registará uma contração de 7,8 % em 2020, seguindo-se um crescimento de 4,2 % em 2021 e de 3% em 2022. As previsões apontam para uma contração da economia da UE de 7,4 % em 2020, seguida de um crescimento de 4,1 % em 2021 e de 3 % em 2022. Comparativamente às previsões económicas do verão de 2020, as projeções de crescimento para a área do euro e para a UE são ligeiramente superiores em 2020 e inferiores em 2021. Não se espera que o produto da área do euro e da UE atinja em 2022 os níveis verificados antes da pandemia.

Para mais informações, clique aqui.

 

Coronavírus: 128 milhões de euros para investigação destinada a dar resposta à pandemia – há 15 entidades portugueses envolvidas

Na sequência do anúncio da seleção em agosto, a Comissão assinou acordos de subvenção, no âmbito do programa Horizonte 2020, com 23 novos projetos de investigação que irão receber um total de 128 milhões de euros para fazer face à  pandemia de coronavírus e aos seus efeitos. O financiamento permitirá uma investigação adicional para reforçar e adaptar a capacidade industrial de fabrico e disseminação de equipamento médico, como ventiladores; prevenir e tratar o coronavírus; desenvolver tecnologias médicas e ferramentas digitais, como sistemas portáteis de diagnóstico; compreender melhor o impacto societal da pandemia, por exemplo, em grupos vulneráveis e marginalizados; e aprender com grandes grupos de doentes (coortes) em toda a Europa, a fim de melhorar os tratamentos. Os projetos envolvem 344 equipas de investigação de 39 países, incluindo 32 participantes de 15 países fora da UE. Dois projetos têm liderança portuguesa, um da Universidade Nova de Lisboa, sobre tratamentos intensivos para a COVID-19, e outro do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, de Braga, sobre diagnóstico, prevenção e vigilância da COVID-19. Há 13 outras entidades portuguesas envolvidas nestes e noutros projetos.

Para mais informações, clique aqui e em sítio Web.

 

UE concede 350 milhões de euros para investigação pioneira – uma investigadora portuguesa no exclusivo grupo de 116

Para resolver alguns dos problemas de investigação mais complexos do mundo, foram selecionados 34 grupos de investigação para receber as Subvenções Sinergia do Conselho Europeu de Investigação, no valor total de 350 milhões de euros, no âmbito do programa de investigação e inovação da UE, Horizonte 2020. Os 34 projetos envolvem 116 investigadores que desenvolverão os seus trabalhos em 86 universidades e centros de investigação em 22 países da Europa e não só. A investigadora portuguesa Cristina Brito, da Universidade Nova de Lisboa, participa no projeto 4-OCEANS, sobre a história humana da vida marinha, com dois investigadores irlandeses e um britânico.

Para mais informações, clique aqui e em sítio Web.

 

Setembro de 2020: volume do comércio a retalho diminuiu 2,0 % na área do euro e 1,7 % na UE e aumentou 1,9 % em Portugal

Em setembro de 2020, o volume do comércio a retalho ajustado de variações sazonais diminuiu 2,0 % na área do euro e 1,7 % na UE e aumentou 1,9 % em Portugal, em comparação com agosto de 2020, segundo as estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em agosto de 2020, o volume do comércio a retalho aumentou 4,2 % na área do euro e 3,6 % na UE e diminuiu 1,1 % em Portugal. Em setembro de 2020, em comparação com setembro de 2019, o índice ajustado de vendas a retalho aumentou 2,2 % na área do euro, 2,1 % na UE e 0,2 % em Portugal.

Para mais informações, clique em sítio Web.

 

Comissão introduz vigilância das importações de bioetanol e disponibiliza-se para analisar pedidos de outros setores

A partir de ontem, a Comissão passa a vigiar as importações para a UE de etanol renovável para combustíveis («bioetanol»). No contexto da recessão económica causada pela crise de COVID-19, as importações de bioetanol aumentaram significativamente nos últimos meses, a baixos preços.

A indústria europeia do bioetanol forneceu elementos de prova de que um novo aumento das importações causaria prejuízos económicos ao setor. Por conseguinte, a Comissão tomou medidas imediatas para poder vigiar as quantidades importadas, o que permitirá à indústria do bioetanol avaliar melhor a situação.

Para aceder a mais informações, e às declarações de Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo da Comissão e comissário responsável pelo Comércio, clique aqui.

 

 

04/11/2020:

Previsões económicas do outono 2020

Amanhã, quinta-feira 5 de novembro, às 10h00 (hora de Lisboa) decorre a conferência de imprensa com o comissário europeu Paolo Gentiloni, responsável pela Economia, sobre as previsões económicas do outono de 2020.

Aceda à transmissão em direto e em diferido no canal EbS.

 

Comissão institui vigilância das importações de bioetanol

A partir de hoje, a Comissão institui um sistema de vigilância das importações na UE do combustível etanol com origem em fontes renováveis («bioetanol»). No contexto da recessão económica causada pela COVID-19, as importações de bioetanol a baixos preços aumentaram significativamente nos últimos meses. A vigilância das importações efetuada pela Comissão não restringe as importações. Ao vigiar a evolução das importações de produtos específicos, as empresas terão uma melhor panorâmica da situação no seu setor e disporão de dados que as ajudarão a determinar se são necessárias novas medidas. Uma vez que outros setores industriais da UE podem enfrentar situações comparáveis, a Comissão continua aberta a examinar quaisquer pedidos devidamente fundamentados.

Para mais informações, clique aqui.

 

Daniel Rosário é o novo porta-voz e coordenador da equipa de imprensa e comunicação da Comissão Europeia em Portugal

Daniel Rosário integra a Representação da Comissão Europeia em Portugal como porta-voz e coordenador da equipa de imprensa e comunicação. Ex-jornalista e correspondente junto das instituições europeias, transita do serviço de porta-voz da Comissão Europeia (SPP), em Bruxelas, onde era responsável pelas pastas do comércio e agricultura desde 2014.
 

Preços da produção industrial aumentaram 0,3 % tanto na área do euro como na UE e diminuíram 0,2 % em Portugal em setembro de 2020

Em setembro de 2020, os preços da produção industrial aumentaram 0,3 % tanto na área do euro como na UE e diminuíram 0,2 % em Portugal, em comparação com agosto de 2020, segundo as estimativas do Eurostat, o Serviço de Estatística da União Europeia. Em agosto de 2020, os preços da produção industrial tinham aumentado 0,1 % na área do euro e 0,2 % na UE e diminuído 0,1 % em Portugal. Em setembro de 2020, em comparação com setembro de 2019, os preços da produção industrial diminuíram 2,4 % na área do euro, 2,2 % na UE e 3,2 % em Portugal.

Para mais informações, clique em sítio Web.

 

 

03/11/2020:

Equipa Europa: Moçambique vai receber 100 milhões de euros para educação, saúde e proteção social

A Comissão Europeia e o Governo de Moçambique assinaram ontem um programa de apoio orçamental no valor de 100 milhões de euros para fazer face ao impacto socioeconómico da crise da COVID-19 naquele país. Desde o início da pandemia, a UE e os seus Estados-Membros mobilizaram 170 milhões de euros no âmbito da iniciativa Equipa Europa para combater a COVID-19 em todo o mundo. Ao longo dos últimos seis anos, foram mobilizados mais de 700 milhões de euros através do Fundo Europeu de Desenvolvimento para ajudar a melhorar a vida dos moçambicanos.

Para mais informações, clique aqui e em sítio Web.

 

Garantia para a Juventude: Conselho adota proposta da Comissão sobre ponte para o emprego

Na sexta-feira, 30 de outubro de 2020, o Conselho adotou a proposta da Comissão de Recomendação do Conselho relativa a «Uma ponte para o emprego - Reforçar a Garantia para a Juventude», de 1 de julho de 2020, que tem por objetivo reforçar a Garantia para a Juventude atualmente em vigor. A recomendação reforça o já vasto apoio ao emprego que está ao dispor dos jovens em toda a UE, tornando-o mais orientado e inclusivo, tendo igualmente em conta os desafios causados pela pandemia.

Para mais informações, clique aqui.

 

Lançamento do Fundo Europeu para a Inovação e o Impacto Social após mobilizar 4,5 milhões de euros

O Fundo Europeu para a Inovação Social e o Impacto Social foi lançado com uma garantia prestada pelo Programa da UE para o Emprego e a Inovação Social (EaSI) e é gerido pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI). Ao ligar os investidores às empresas sociais, o Fundo visa colmatar o défice de financiamento que estas empresas enfrentam frequentemente. O financiamento ao abrigo do Fundo beneficiará os empresários sociais centrados na resolução de problemas urgentes nos domínios da educação, alimentação, saúde ou serviços sociais.

Para mais informações, clique aqui.

 

Reuniões do Eurogrupo e do Conselho  Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN), 3-4 de novembro de 2020

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, o comissário Gentiloni e a comissária McGuinness representarão a Comissão nas reuniões do Eurogrupo e do Conselho Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN), a realizar através da videoconferência hoje e amanhã. O Eurogrupo debaterá as perspetivas económicas e os desafios que se colocam à área do euro e à economia mundial. O Eurogrupo terá também um debate sobre o euro digital, na sequência da publicação do relatório do BCE e da consulta pública. O presidente do Eurogrupo convidou o diretor do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças a fim de informar os participantes sobre a evolução da pandemia de coronavírus. Os participantes serão ainda informados acerca do ponto da situação dos debates técnicos em curso sobre a liquidez na resolução e farão o balanço da execução i) do instrumento SURE, ii) do fundo de garantia pan-europeu do BEI e iii) da linha de crédito para apoio à pandemia do MEE. Amanhã, o ECOFIN informal começará com um debate sobre as conclusões do Conselho sobre a prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo. Em seguida, a Comissão apresentará os progressos realizados na execução do Plano de Ação de 2017 sobre o crédito malparado no setor bancário e descreverá elementos da sua futura estratégia nesta matéria. A Presidência apresentará dois conjuntos de conclusões do Conselho sobre o Semestre Europeu e a Estratégia Anual para o Crescimento Sustentável 2021. A Presidência e a Comissão informarão os ministros acerca de debates no âmbito do G20, das reuniões de Governadores dos Bancos Centrais e das reuniões do FMI/Banco Mundial.

Para mais informações, clique aqui, em conferência de imprensa hoje e conferência de imprensa amanhã.

 

Conferência sobre economia circular: juntos para uma Europa mais limpa e mais competitiva

Realiza-se hoje e amanhã, de forma digital, a conferência das partes interessadas sobre economia circular — a principal conferência anual dedicada à economia circular na Europa, que reúne decisores políticos, empresas, autoridades públicas, ONG, comunidades de conhecimento e organizações da sociedade civil. Uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Comité Económico e Social Europeu, a tónica do evento deste ano será sobre o potencial da economia circular para uma retoma ecológica e a forma como as numerosas iniciativas no âmbito do segundo Plano de Ação para a Economia Circular, recentemente adotado, podem ajudar a construir uma economia mais resiliente.

Para mais informações, clique em sítio Web.

 

Pescas: construir uma nova estratégia para a pesca e a aquicultura no Mediterrâneo e no Mar Negro

reunião de alto nível sobre a futura estratégia para o Mediterrâneo e o mar Negro realizou-se hoje, sob a égide da Comissão Geral das Pescas do Mediterrâneo (CGPM) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Os ministros das pescas das Partes Contratantes na CGPM reafirmaram o seu empenho em assegurar a sustentabilidade das pescas e da aquicultura no Mediterrâneo e no Mar Negro, tal como estabelecido na nas declarações MedFish4Ever e de Sófia.

Para mais informações, clique em sítio Web.

 

Intervenção da comissária Elisa Ferreira na sessão de abertura do Encontro Ciência 2020 hoje de manhã

Para aceder à intervenção da Comissária, Elisa Ferreira, clique aqui.

 

 

02/11/2020:

Equipa Europa: UE concede 100 milhões de euros a Moçambique para educação, saúde e proteção social

A Comissão Europeia e o Governo de Moçambique assinaram hoje um programa de apoio orçamental no valor de 100 milhões de euros para fazer face ao impacto socioeconómico da COVID-19.

Para aceder a mais informações, e às declarações de Jutta Urpilainen, comissária das Parcerias Internacionais, clique aqui.

Última atualização: 12 Março, 2021.