SOTEU - Discurso do Estado da União 2020

 

 

SOTEU-REPS-banner_pt.jpg

 

Discurso sobre o estado da União proferido pela Presidente Ursula von der Leyen na sessão plenária do Parlamento Europeu

«Faz fé o texto proferido»

“CONSTRUIR O MUNDO EM QUE QUEREMOS VIVER: UMA UNIÃO VITAL NUM MUNDO FRAGILIZADO

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Uma das personalidades mais corajosas dos nossos tempos, Andrei Sakharov, tão admirado por este Parlamento, manifestava frequentemente a sua fé inabalável na força desconhecida do espírito humano.

Nos últimos seis meses, os cidadãos europeus mostraram-nos quão forte o espírito humano pode ser.

Pudemos testemunhá-lo nos esforços envidados pelos trabalhadores dos lares de idosos para cuidar dos doentes e dos mais carenciados. (…)”

Para aceder ao discurso na íntegra, em Português, clique aqui.

A versão original do discurso está disponível aqui.

 

SOTEU 2020: Discurso do Estado da União Europeia. Assista, dê a sua opinião. Porque a sua opinião é muito importante para a UE!

No próximo dia 16 de setembro, às 08:00 (Horário de Portugal continental) a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, irá proferir o seu primeiro discurso State of the Union (SOTEU) desde que tomou posse em dezembro de 2019. Acontece num momento em que a União Europeia discute o #NextGenerationEU para a recuperação da crise atual, implementando as prioridades rumo a uma Europa mais sustentável, digital e resiliente.

Aceda à página web da Comissão Europeia sobre o Estado da União 2020 em https://ec.europa.eu/info/strategy/strategic-planning/state-union-addresses/state-union-2020_pt

recolha das primeiras impressões dos cidadãos é um aspeto muito valorizado pela Comissão Europeia. Nesta medida, o Europe Direct Porto promove várias iniciativas de visualização do SOTEU.

 

Programa

16 Setembro 2020

8h00: Sessão totalmente aberta ao público, em direto na página institucional do Facebook do Europe Direct Porto em https://bit.ly/EDICPorto_SOTEU2020 ou na EbS em https://audiovisual.ec.europa.eu/en/ebs/live/1 para que todas as pessoas tenham oportunidade de assistir ao Discurso. Dê a sua opinião em https://padlet.com/europedirectporto/SOTEU2020

9h00: Sessão de visualização do Discurso (gravado) da Presidente da Comissão Europeia, seguido de um período de recolha de primeiras impressões dos alunos do curso de Relações Internacionais e demais participantes da comunidade Universidade Portucalense. Mais informações em http://bit.ly/SOTEU2020_UPortucalense

14h00: Sessão de visualização do Discurso (gravado), da Presidente da Comissão Europeia, seguido de um período de recolha de primeiras impressões dos alunos da Universidade Lusíada Norte - Porto. Mais informações em http://bit.ly/SOTEU2020_ULusiadaPorto (Iniciativa realizada em parceria com o Centro de Documentação Europeia da Universidade Lusíada Norte - Porto)

Última atualização: 09 Março, 2021.