Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares

O Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares (SMARLE) tem como principal preocupação e objetivo promover a reutilização dos manuais escolares, de forma totalmente gratuita, desenvolvendo o sentido de partilha e de boas práticas ambientais, de acordo com o lema do serviço “Reutilizar antes de reciclar”.
Atendendo aos constrangimentos causado pela atual situação pandémica, sugere-se que as solicitações de manuais escolares sejam submetidas preferencialmente através de e-mail ou telefone.
Mantemos, no entanto, o incentivo a que todos os utilizadores do Serviço disponibilizem os manuais de que já não necessitam, de molde a poderem ser reutilizados por outros alunos. Informamos ainda que os manuais com mais de quatro anos de edição, tanto porque não são mais reutilizáveis como porque o espaço é limitado, não serão aceites.

O SMARLE, cujo processo é completamente desburocratizado, procede no entanto à recolha, para efeitos meramente estatísticos, de informação básica, tal como número de livros entregues, número de livros levantados e registo dos utilizadores do serviço.
Consulte aqui a síntese informativa sobre o funcionamento do SMARLE.

Solicita-se aos utilizadores do SMARLE que se façam acompanhar, sempre que possível, das listas dos livros pretendidos em suporte papel, em detrimento do telemóvel, de forma a prevenir acidentes com estes aparelhos, pelos quais o serviço não se responsabiliza.

Atendimento presencial

Serviço Municipal de Apoio à Reutilização dos Livros Escolares
Praça do General Humberto Delgado, n.º 266
4000-286, Porto

2.ª feira e 5.ª feira

E-mail: smarle.gm@cm-porto.pt

Atendimento telefónico

Linha Porto. (+351) 220 100 220
Todos os dias úteis

Última atualização: 31 Julho, 2021.