Centro de Recolha Oficial de Animais

O Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto (CROA), encontra-se em funcionamento desde abril de 2020, é o novo centro de recolha de animais moderno e com todas as condições para o acolhimento, promoção do bem-estar e da adoção de animais de companhia.

O CROA constitui um importante passo em termos de saúde pública e do Plano Municipal de Controlo e Bem-Estar das Populações Animais de Cães e Gatos (de 2015), garantindo condições dignas de alojamento e cuidado deste animais.

O Centro, localizado em Campanhã, substitui o antigo canil da Rua de São Dinis, no Carvalhido.

Além de ter duplicado a capacidade de acolhimento de animais, de 94 boxes para 220, o CROA dispõe agora de bloco cirúrgico para esterilização de cães e gatos, sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e sociabilização e uma área de tosquia e higienização.

As condições permitem também a articulação com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), para o apoio no alojamento de animais em quarentena provenientes de outros países.

O novo CROA garante ainda uma separação física e funcional entre o serviço de adoção e o serviço de recolha oficial, o que permitirá melhorar o serviço prestado e potenciar a adoção responsável dos animais disponíveis no centro.

Atendimento presencial

Travessa das Águas Férreas de Campanhã, n.º 463, 4300-015 Porto

(junto ao Viveiro Municipal, sito à Rua das Areias)

ATENDIMENTO PRESENCIAL CONDICIONADO

Serviços de Secretaria:

De 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 16h00, apenas mediante marcação prévia a efetuar telefonicamente através de (+351) 22 834 94 90 ou por e-mail sprcanil@cm-porto.pt

(Uso obrigatório de máscara e cumprimento das regras de distanciamento social).

Notas:

Visita aos animais alojados (para adoção, mediante pré-marcação): De 2.ª a 6.ª feira das 13h30 às 15h30

Informações técnicas relativas a receção de animais: De 2.ª a 6.ª feira das 09h00 às 16h30

Receção de cadáveres de animais: 24 horas/dia

(apenas aplicável a animais provenientes do Concelho do Porto)

Atendimento telefónico

Telefone: (+351) 228 349 490, a funcionar 24H/dia
Email: sprcanil@cm-porto.pt

Última atualização: 02 Agosto, 2021.