Estacionamento de duração limitada

As Zonas de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL) são estabelecidas pelo Município, sendo constituídas pelos lugares de estacionamento à superfície cuja sinalização colocada no local condiciona o tempo de permanência dos veículos e ou a sua classe.

Se mora num arruamento com estacionamento pago, controlado por parcómetros, pode solicitar uma avença de residente, instruindo o seu pedido com os documentos instrutórios que pode consultar aqui.

Informação

  • Nas ZEDL com arruamentos sujeitos a pagamento, são devidas taxas pelo estacionamento de veículos, todos os dias úteis, entre as 9:00 e as 19:00h; e aos sábados, entre as 11:00 e as 16:00h, apenas na Zona I.
  • Podem estacionar nas ZEDL, os veículos automóveis ligeiros e os quadriciclos, bem como os motociclos, ciclomotores e velocípedes, nas áreas que lhes sejam reservadas.
  • Nas ZEDL, o período máximo de permanência de um veículo varia entre duas (2), quatro (4) e dez (10) horas, conforme a sinalização colocada no local.
  • O contrato em regime de concessão à EPorto - Estacionamentos Públicos do Porto, SA, vigora, desde março de 2016, para a operação de manutenção da sinalização e fiscalização do estacionamento de atuais e futuros lugares públicos de estacionamento pago, localizados na área concessionada.
  • As ZEDL situadas em área concessionada (consulte o mapa do Anexo D6-2 aqui) são geridas pela EPorto.
  • Exposição relacionada com estacionamento tarifado/ fiscalização em ZEDL situada em área concessionada (gestão da EPorto): Dirija a sua exposição àquela entidade, através dos contactos da EPorto (E-mail: eporto@eporto.pt; Morada: Rua de Júlio Dinis 247, 4.º piso E13, 4050-324 Porto; Telefone: 220966343, no horário 9h00-12h30 e 14h00-17h00)
  • As ZEDL situadas em área não concessionada (consulte o mapa do Anexo D6-2 aqui) são de responsabilidade municipal.
  • Exposição relacionada com estacionamento tarifado/ fiscalização em ZEDL situada em área não concessionada (gestão municipal): Dirija a sua exposição aos serviços municipais através do Fale Connosco.

Última atualização: 31 Agosto, 2021.

Partilhar

facebook whatsapp email