Ocupação de espaço público por motivo de obras (tapume/estaleiro, plataforma móvel ou andaime)

Permite ocupar o espaço público por motivo de obras, com estruturas de apoio (tais como andaimes, contentores, tapumes)  à realização das mesmas.

As obras a realizar devem estar previamente licenciadas pela Câmara Municipal ou, no caso de obras isentas de licenciamento, deverá ter sido efetuada - com a antecedência exigida - a respetiva Comunicação de início dos trabalhos.

Realize o seu pedido através de preenchimento de formulário online ou
descarregue o formulário para pedido presencial.

2. Verificação dos documentos instrutórios pelos serviços municipais

3. Análise do pedido pelos serviços municipais

3.1. Incluindo no caso da ocupação do espaço público obrigar a condicionamento

4. Cálculo das taxas, comunicação do deferimento e notificação ao requerente para pagamento

5. Pagamento efetuado pelo requerente

6. Entrega do alvará ao requerente

Prazo mínimo de antecedência do pedido: 30 dias úteis

Tempo médio de resposta (*): 30 dias úteis

O prazo do alvará de ocupação/utilização de espaço público por motivo de obras conta-se a partir da data de pagamento.

No caso de o presente pedido de ocupação obrigar a condicionamento de trânsito ou estacionamento, os serviços municipais promovem as respetivas diligências internas no sentido da obtenção da autorização de condicionamento em simultâneo com o licenciamento de ocupação de espaço público.

Consulte os esquemas que precisa de preencher para efetuar o seu pedido:

Última atualização: 9 Agosto, 2022.