Ocupação de espaço público com rampa

Consiste no licenciamento de ocupação de espaço público com rampa de acesso a garagem, a estação de serviço, a oficina de reparação de automóveis, a instalação fabril ou a pátio interior, a stand de automóveis ou a armazém.

Documentos a anexar

4. Cálculo das taxas, comunicação do deferimento e notificação ao requerente para pagamento

5. Pagamento efetuado pelo requerente

6. Entrega da licença ao requerente

Prazo mínimo de antecedência do pedido: 20 dias úteis

Tempo médio de resposta (*): 20 dias úteis

Quando se coloca rampa no âmbito de um licenciamento urbanístico, não é necessário submeter este pedido isoladamente. Nesse caso, para garantir o licenciamento de uma rampa, o cidadão deve identificar claramente a rampa de acesso, no projeto e nos restantes documentos associados, de modo a estar autorizada a sua colocação, na respetiva licença de utilização.

Incluem-se, neste procedimento, apenas os pedidos de licenciamento de ocupação de espaço público com rampa sem operação urbanística associada, para o acesso a garagens, estações de serviço e oficinas de reparação de automóveis, instalações fabris ou pátios interiores e stands de automóveis ou armazéns.

A construção da rampa deve ser comunicada com uma antecedência de 5 dias úteis. Utilize o formulário Comunicação de início de trabalhos em espaço público.

A colocação de rampas está sujeita a critérios estabelecidos pela Câmara Municipal do Porto. Consulte aqui as condições técnicas gerais de intervenção em arruamentos.

Não aplicável.

Última atualização: 8 Abril, 2024.