Comunicação de início de trabalhos em espaço público

A comunicação deverá ser apresentada sempre que ocorram obras no espaço público, independentemente da sua natureza.

1. Submissão do pedido pelo requerente

Prazo mínimo de antecedência do pedido: 5 dias úteis

Tempo médio de resposta (*): não aplicável. Não tem resposta. Com a comunicação os Serviços Municipais aparecem no local da obra.

O requente deve efetuar o pedido com um mínimo de antecedência de 5 dias úteis relativamente ao início dos trabalhos.

Pode pedir o serviço, o Titular de:

• Alvará de obras de edificação;
  • Alvará de loteamento;
  • Alvará de obras de urbanização;
  • Alvará de ocupação do espaço público;
  • Alvará de obras para reparação ou instalação de infraestruturas no subsolo

Consulte as condições técnicas gerais de intervenção em arruamentos.

O facto das obras estarem isentas de controlo prévio municipal, não dispensa o seu promotor do cumprimento de todas as normas legais e regulamentares aplicáveis, sob pena de contraordenação e da aplicação das medidas de tutela da legalidade urbanística legalmente previstas.

Se for necessária a ocupação do espaço público por motivo de obras (tapume, estaleiro, plataforma móvel ou andaime) ou ocupação do espaço público com grua (lança de grua, grua fixa ou grua móvel), deverá apresentar o pedido com a antecedência mínima de 30 dias úteis da data de início da ocupação.

Não aplicável.

Última atualização: 6 Março, 2024.