Consulta de documento dos arquivos

O Arquivo Municipal dispõe de salas de leitura para consulta de documentação, serviço que é apoiado por técnicos especializados, que estarão à sua disposição para o orientar no contacto com o serviço e com os meios de informação.

Na Sala de Leitura do Arquivo Histórico, pode consultar os instrumentos de pesquisa disponíveis (guias, inventários, catálogos, índices) e as respetivas bases de dados.

Na Sala de Leitura do Gabinete do Munícipe, é disponibilizada a consulta dos processos do Arquivo Geral.

A consulta de documentos pode ser solicitada antecipadamente, através do formulário disponível para o efeito.

Realize o seu pedido através de preenchimento de formulário online ou descarregue o formulário para pedido presencial.

1. Apresentação do pedido

2. Análise do pedido pelos serviços municipais

3. Consulta do documento pelo requerente

Não é devida qualquer taxa/preço por este serviço.

Prazo mínimo de antecedência do pedido: não aplicável

Tempo médio de resposta (*):

• Presencial: na hora;

• Não presencial: 10 dias úteis

(*) O tempo médio de resposta definido diz respeito ao tempo de tratamento de um pedido devidamente instruído, cumpridor de todos os requisitos de deferimento.

​As licenças de obras (LO) até ao ano de 1948 encontram-se arquivadas no Arquivo Histórico - Casa do Infante.

A consulta das mesmas pode efetuar-se:

• presencialmente na Sala de Leitura do Arquivo Histórico;

• online mediante pesquisa no GisaWeb.

O pedido desta consulta também pode ser efetuado por via postal ou online, através do preenchimento de formulário ou de formulário online próprio.

As licenças de obras (LO) arquivadas posteriores a 1948 podem ser consultadas no Gabinete do Munícipe, pois encontram-se no Arquivo Geral.

A consulta destas licenças pode efetuar-se presencialmente na Sala de Leitura do Gabinete do Munícipe.

Arquivo Histórico - Casa do Infante

Rua da Alfândega, n.º 10

Telefone: (+351) 222 060 400

Arquivo Geral

Edifício do Gabinete do Munícipe, Praça General Humberto Delgado, n.º 266

Telefone: (+351) 222 097 101

Última atualização: 13 Março, 2021.