Averbamento de licença de táxi - esfera do veículo

Existindo alterações na esfera do veículo (substituição do veículo), é necessário proceder à atualização do averbamento da licença de táxi.

Descarregue o formulário para realizar o seu pedido presencial.

2. Verificação dos documentos instrutórios pelos serviços municipais

3. Análise do pedido pelos serviços municipais

4. Cálculo das taxas, comunicação do deferimento e notificação para pagamento ao requerente, pelos serviços municipais

5. Pagamento efetuado pelo requerente

6. Levantamento da licença

Tempo médio de resposta (*): 25 dias úteis

(*) O tempo médio de resposta definido diz respeito ao tempo de tratamento de um pedido devidamente instruído, cumpridor de todos os requisitos de deferimento.

No averbamento da licença na esfera do veículo, é verificado se do alvará de acesso à atividade consta a matrícula que vai ser substituída. Só depois de obter a licença averbada para a nova matrícula, é que o titular comunica ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para averbar o alvará.

O titular é informado, aquando do registo do pedido de averbamento pelo Gabinete do Munícipe, do local e do dia agendado para a vistoria do veículo, a realizar pelos serviços municipais. A vistoria ocorre, regra geral, à quarta-feira, no período da manhã, devendo comparecer para o horário da marcação.

O documento de aferição do taxímetro deve ser entregue nos serviços municipais que realizam a vistoria do veículo, na data da mesma (quando averbamento na esfera do veículo). O comprovativo da aferição do taxímetro deve datar do ano em curso (o documento é renovado todos os anos) e os dados constantes desse documento devem coincidir com os do requerente.

Última atualização: 15 Novembro, 2021.