Ocupação de espaço público com grua ou com lança de grua

Obtenção de licenciamento para, conforme os equipamentos de apoio necessários à realização de obras, ocupar o espaço público com:

• grua móvel,

• ou lança de grua fixa instalada em espaço privado,

• ou grua fixa instalada em espaço público e tapume.

As obras a realizar devem estar previamente licenciadas pela Câmara Municipal ou, no caso de obras isentas de licenciamento, deverá ter sido efetuada - com a antecedência exigida - a respetiva Comunicação de início dos trabalhos de operações urbanísticas.

Documentos a anexar

3.1. Incluindo no caso da ocupação do espaço público obrigar a condicionamento

4. Comunicação da decisão

5. Cálculo das taxas e notificação ao requerente para pagamento

6. Pagamento efetuado pelo requerente

7. Entrega do alvará ao requerente

Prazo mínimo de antecedência do pedido: 30 dias úteis

Tempo médio de resposta (*): 30 dias úteis

O prazo do alvará de ocupação/utilização do espaço público por motivo de obras conta-se a partir da data de pagamento.

No caso de o presente pedido de ocupação obrigar a condicionamento de trânsito ou estacionamento, os serviços municipais promovem as respetivas diligências internas no sentido da obtenção da autorização de condicionamento em simultâneo com o licenciamento de ocupação de espaço público.

Para mais informações sobre os condicionamentos a decorrer, neste momento, na cidade do Porto, aceda à Plataforma de Trânsito.

Consulte os esquemas que precisa de preencher para efetuar o seu pedido:

Não aplicável.

Última atualização: 26 Fevereiro, 2024.