Ocupação de espaço público com rampa

Consiste no licenciamento de ocupação de espaço público com rampa de acesso a garagem, a estação de serviço, a oficina de reparação de automóveis, a instalação fabril ou a pátio interior, a stand de automóveis ou a armazém.

Realize o seu pedido através de preenchimento de formulário online ou
descarregue o formulário para pedido presencial.

2. Verificação dos documentos instrutórios pelos serviços municipais

3. Análise do pedido pelos serviços municipais

4. Cálculo das taxas, comunicação do deferimento e notificação ao requerente para pagamento

5. Pagamento efetuado pelo requerente

6. Entrega da licença ao requerente

Prazo mínimo de antecedência do pedido: 20 dias úteis

Tempo médio de resposta (*): 20 dias úteis

(*) O tempo médio de resposta definido diz respeito ao tempo de tratamento de um pedido devidamente instruído, cumpridor de todos os requisitos de deferimento.

Quando se coloca rampa no âmbito de um licenciamento urbanístico, não é necessário submeter este pedido isoladamente. Nesse caso, para garantir o licenciamento de uma rampa, o cidadão deve identificar claramente a rampa de acesso, no projeto e nos restantes documentos associados, de modo a estar autorizada a sua colocação, na respetiva licença de utilização.

Incluem-se, neste procedimento, apenas os pedidos de licenciamento de ocupação de espaço público com rampa sem operação urbanística associada, para o acesso a garagens, estações de serviço e oficinas de reparação de automóveis, instalações fabris ou pátios interiores e stands de automóveis ou armazéns.

A colocação de rampas está sujeita a critérios estabelecidos pela Câmara Municipal do Porto. Consulte aqui as condições técnicas gerais de intervenção em arruamentos.

Última atualização: 15 Novembro, 2021.