Certidão que ateste a dispensa de apresentação de certificado energético

Sempre que o requerente necessite de comprovar que, para determinado imóvel, poderá ser dispensada a apresentação de certificado energético, quer para fins de controlo prévio municipal, quer para executar negócios jurídicos, deverá solicitar a emissão de uma certidão que ateste essa dispensa.

Realize o seu pedido através de preenchimento de formulário online.

1. Submissão do pedido e pagamento da taxa respetiva pelo requerente

4. Deferimento pelos serviços municipais

5. Entrega da certidão ao requerente

Tempo médio de resposta (*): 10 dias úteis

O pedido de dispensa de apresentação de certificado energético aplica-se aos seguintes edifícios:

• monumento ou edifício individualmente classificado ou em vias de classificação, nos termos do Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de outubro, alterado pelos Decretos-Leis n.ºs 115/2011, de 5 de dezembro e 265/2012, de 28 de dezembro ou a que seja reconhecido especial valor arquitetónico ou histórico;

• edifício integrado em conjuntos ou sítios classificados ou em vias de classificação, ou situados dentro de zonas de proteção, nos termos do Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de outubro, alterado pelos Decretos-Leis n.ºs 115/2011, de 5 de dezembro e 265/2012, de 28 de dezembro, em que o cumprimento de requisitos mínimos de desempenho energético é suscetível de alterar de forma inaceitável o seu caráter ou o seu aspeto.

Para este tipo de pedido, pode precisar de minutas de termos de responsabilidade, quadro sinótico, fichas estatísticas e/ou outras normas que estão disponíveis em Formulários » Urbanização e edificação.

Última atualização: 18 Outubro, 2022.