Consulta de documento dos arquivos

O Arquivo Municipal dispõe de salas de leitura para consulta de documentação, serviço que é apoiado por técnicos especializados, que estarão à sua disposição para o orientar no contacto com o serviço e com os meios de informação.

Na Sala de Leitura do Arquivo Histórico, pode consultar os instrumentos de pesquisa disponíveis (guias, inventários, catálogos, índices) e as respetivas bases de dados.

Na Sala de Leitura do Gabinete do Munícipe, é disponibilizada a consulta dos processos do Arquivo Geral.

A consulta de documentos pode ser solicitada antecipadamente, por via postal ou online, através do preenchimento de formulário ou de formulário online próprio, disponíveis para o efeito.

Etapas do processo

1. Apresentação do pedido

2. Análise do pedido pelos serviços municipais

3. Consulta do documento pelo requerente

Custo

Não é devida qualquer taxa/preço por este serviço.

Prazo mínimo de antecedência do pedido: não aplicável

Tempo médio de resposta (*):

• Presencial: na hora;

• Não presencial: 10 dias úteis

As licenças de obras (LO) até ao ano de 1951 (inclusive) encontram-se arquivadas no Arquivo Histórico - Casa do Infante.

A consulta das mesmas pode efetuar-se:

• presencialmente na Sala de Leitura do Arquivo Histórico;

• online mediante pesquisa no GisaWeb.

As licenças de obras (LO) arquivadas posteriores a 1952 (inclusive) podem ser consultadas presencialmente na Sala de Leitura do Gabinete do Munícipe, pois encontram-se no Arquivo Geral.

O pedido destas consultas pode ser efetuado por via postal ou online, ou através do preenchimento de formulário ou de formulário online próprio.

Entidades

Arquivo Histórico - Casa do Infante

Rua da Alfândega, n.º 10

Telefone: (+351) 222 060 400

Arquivo Geral - Gabinete do Munícipe

Praça General Humberto Delgado, n.º 266

Telefone: (+351) 220 100 220 Linha Porto.

Última atualização: 8 Março, 2024.