Circulação de veículo pesado

Autorização municipal que permite que circulem em determinados locais ou vias, em horários interditos, os:

• veículos automóveis rodoviários de transporte de mercadorias, com peso bruto superior a 3.500 kg (abrangendo o camião e o trator rodoviário);

• veículos automóveis rodoviários de transporte de passageiros, com lotação superior a nove lugares sentados, incluindo o do condutor (abrangendo também os miniautocarros com mais de nove lugares sentados, incluindo o do condutor).

DOCX    45,51 KB

Documentos a anexar

4. Deferimento pelos serviços municipais

5. Levantamento da autorização pelo requerente

Prazo mínimo de antecedência do pedido: 5 dias úteis

Pode ser concedida uma autorização de circulação a veículo pesado para os seguintes fins:

• desaterro ou demolição

• transporte de materiais

• transporte de betão

• bombagem de betão

Zonas de acesso restrito

São consideradas zonas de acesso restrito, as seguintes zonas:

Sempre que possível a divulgação da zona I será feita por informação vertical, a colocar nos seus principais pontos de entrada. No entanto, a inexistência dessa informação vertical não prejudica o dever de cumprimento das regras sobre restrições à circulação nas zonas abrangidas.

É proibida a circulação e o estacionamento de veículos pesados, todos os dias, entre as 8h00  e as 10h00  e entre as 17h00 e as 19h30, nos locais ou vias da Zona I.

Esta proibição não se aplica aos veículos de:

1. Transporte coletivo de passageiros;

2. Emergência;

3. Forças militares, militarizadas e policiais;

4. Propriedade do Estado ou do Município;

5. Transportes postais;

6. Outros, quando previamente autorizados pelo Município.

Proibições de circulação e estacionamento na Zona da Movida (previstas no artigo 14.º do Regulamento da "Movida" do Porto):

1. É proibida a circulação e o estacionamento de qualquer veículo às sextas, sábados e vésperas de dias feriados, entre as 20h00 e as 08h00, nas vias identificadas no anexo II do Regulamento, podendo este anexo ser alterado por decisão do Presidente da Câmara Municipal.

2. O disposto no número anterior não se aplica aos veículos de:

a) Residentes quando se desloquem de e para aceder à respetiva habitação;

b) Emergência;

c) Polícia;

d) Propriedade do Estado ou do Município;

e) Outros, quando previamente autorizados pelo Presidente da Câmara Municipal e devidamente identificados.

Restrições à circulação

Podem ser impostas restrições à circulação de determinadas classes de veículos ou em determinados horários, em zonas específicas, mediante a colocação de sinalização nos termos do Código da Estrada.

Não aplicável.

Última atualização: 22 Março, 2024.