Averbamento de licença de táxi - esfera do veículo

Existindo alterações na esfera do veículo (substituição do veículo), é necessário proceder à atualização do averbamento da licença de táxi.

Descarregue o formulário para realizar o seu pedido presencial.

2. Verificação dos documentos instrutórios pelos serviços municipais

3. Análise do pedido pelos serviços municipais

4. Cálculo das taxas, comunicação do deferimento e notificação para pagamento ao requerente, pelos serviços municipais

5. Pagamento efetuado pelo requerente

6. Levantamento da licença

Tempo médio de resposta (*): 25 dias úteis

No averbamento da licença na esfera do veículo, é verificado se do alvará de acesso à atividade consta a matrícula que vai ser substituída. Só depois de obter a licença averbada para a nova matrícula, é que o titular comunica ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para averbar o alvará.

O titular é informado, aquando do registo do pedido de averbamento pelo Gabinete do Munícipe, do local e do dia agendado para a vistoria do veículo, a realizar pelos serviços municipais. A vistoria ocorre, regra geral, à quarta-feira, no período da manhã, devendo comparecer para o horário da marcação.

O documento de aferição do taxímetro deve ser entregue nos serviços municipais que realizam a vistoria do veículo, na data da mesma (quando averbamento na esfera do veículo). O comprovativo da aferição do taxímetro deve datar do ano em curso (o documento é renovado todos os anos) e os dados constantes desse documento devem coincidir com os do requerente.

A nova licença averbada só é entregue ao titular mediante devolução do original da licença substituída.

Última atualização: 20 Dezembro, 2023.