Averbamento de licença de táxi - esfera do titular

Existindo alterações na esfera do titular (alteração do titular), é necessário proceder à atualização do averbamento da licença de táxi.

Descarregue o formulário para realizar o seu pedido presencial.

2. Verificação dos documentos instrutórios pelos serviços municipais

3. Análise do pedido pelos serviços municipais

4. Cálculo das taxas, comunicação do deferimento e notificação para pagamento ao requerente, pelos serviços municipais

5. Pagamento efetuado pelo requerente

6. Levantamento da licença

Tempo médio de resposta (*): 25 dias úteis

No averbamento da licença na esfera do titular, é verificado se o alvará está averbado no nome do novo titular. Caso não esteja, o interessado deve atualizar previamente o documento junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

O titular deve ser informado que, após o registo deste pedido, o duplicado ou comprovativo do mesmo, autenticado conforme o original:

• deve ser anexado à licença enquanto o Município não entrega a licença averbada, pelo período máximo de 30 dias úteis;

• pode ser apresentado à Direção Regional Norte do Ministério da Economia ou às Empresas detentoras de Certificado de reconhecimento de qualificação de reparador e instalador de taxímetros para efeito de obtenção do documento de aferição do taxímetro.

O documento de aferição do taxímetro deve ser entregue no Gabinete do Munícipe (quando averbamento na esfera do titular). O comprovativo da aferição do taxímetro deve datar do ano em curso (o documento é renovado todos os anos) e os dados constantes desse documento devem coincidir com os do requerente.

Em caso de averbamento por óbito, o interessado tem um ano para averbar a licença de táxi. Findo esse prazo, sem que o averbamento ocorra, a licença perde a validade.

A nova licença averbada só é entregue ao titular mediante devolução do original da licença substituída.

Última atualização: 20 Dezembro, 2023.