Acesso simplificado para PME líder

O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no das caso das empresas do setor do Turismo), um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

As PME Líder têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e o prestígio associado à marca PME Líder na relação com os seus stakeholders.

O estatuto PME Líder deve ser comprovado através da certificação online em www.iapmei.pt.

O estatuto PME Líder é válido até final do ano seguinte ao do ano em que foi atribuído.

Na Autarquia, as empresas certificadas como PME Líder, beneficiam das medidas determinadas e em vigor.

2. Verificação dos documentos instrutórios pelos serviços municipais

3. Análise do pedido pelos serviços municipais

4. Deferimento pelos serviços municipais

5. Entrega da autorização ao requerente

Tempo médio de resposta (*): não aplicável

Para beneficiar de medidas relativas ao atendimento, as empresas devem identificar-se como PME Líder no serviço de receção do Gabinete do Munícipe.

No âmbito do protocolo estabelecido com o IAPMEI, a Câmara Municipal do Porto disponibiliza um acesso simplificado às empresas com estatuto PME Líder (www.iapmei.pt ; www.pmelider.pt).

O Gabinete do Munícipe assegurará um atendimento personalizado aos representantes das empresas com o estatuto de PME Líder, quer no atendimento presencial quer no atendimento telefónico.

A Direção Municipal de Urbanismo disponibiliza atendimento técnico prévio à entrada do processo. Trata-se de um atendimento especializado que é conferido a estas entidades e realizado no prazo de uma semana após solicitação.

• Acompanhamento de processos de forma continuada, controlando os prazos de resposta.

• Tratamento prioritário aos processos, cumprindo, no máximo, os prazos legalmente estabelecidos.

• Tratamento prioritário aos processos, cumprindo o prazo de cinco dias úteis para apreciação de processos de licenciamento referentes a ocupação de espaço público, rampas, esplanadas e publicidade.

Direção Municipal de Recursos Financeiros:
A Divisão Municipal de Receita compromete-se a prestar resposta aos processos com redução dos prazos fixados legalmente até 20%.

IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação

Rua de Salazares, n.º 842, 4100-442 Porto

Telefone: (+351) 226 152 000

Fax: (+351) 226 152 022

E-mail: info.porto@iapmei.pt

Site: www.iapmei.pt

Última atualização: 30 Novembro, 2023.