Ocupação de espaço municipal - projeto sair da gaveta

O projeto “Sair da Gaveta” tem como objetivo incentivar e apoiar a utilização de espaços e equipamentos municipais para o desenvolvimento de projetos nas áreas da Cultura e Educação Ambiental.

Os equipamentos municipais acolhem as propostas de desenvolvimento de atividades de animação dos seus espaços, nomeadamente oficinas, workshops, ações de formação e cursos.

Pretende-se incentivar a vontade de mostrar projetos - tantas vezes guardados na gaveta - cujo desafio é: “proponha as suas ideias e projetos, e venha desenvolvê-los em espaços municipais”.

O valor a pagar ao Município pelo proponente será equivalente a 10% do valor das inscrições, caso tenha sido acordado o pagamento de uma contrapartida financeira.

Prazo mínimo de antecedência do pedido: 5 a 6 semanas

Tempo médio de resposta (1)

(1) O tempo médio de resposta definido diz respeito ao tempo de tratamento de um pedido devidamente instruído, cumpridor de todos os requisitos de deferimento.

A avaliação dos projetos e iniciativas obedecerá a diversos critérios, tais como:

Adequação da proposta à missão, funcionamento e caracterização do equipamento requerido;

Pertinência e sentido de oportunidade das iniciativas;

Contributo para a promoção e divulgação de assuntos relacionados com a cidade e com o equipamento em causa;

Caráter inovador das propostas;

Análise ao currículo do proponente.

As propostas deverão respeitar a missão e o funcionamento do equipamento a que se destinam e podem ser apresentadas:

Por qualquer pessoa ou entidade;

Em qualquer altura do ano (preferencialmente até final de mês de outubro de cada ano);

Com uma antecedência de pelo menos 60 dias em relação à data de realização da atividade.

Da articulação entre o requerente e os serviços técnicos poderá resultar a reformulação de uma ou várias componentes da proposta (equipamento, conteúdo, preço, número de participantes, formato das sessões) para uma melhor adequação à missão e funcionamento do equipamento.

Na tabela abaixo, identificam-se os espaços municipais aderentes ao Projeto Sair da Gaveta, onde se poderão desenvolver as atividades propostas:

Equipamentos Aderentes

Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo

Centro de Educação Ambiental do Núcleo Rural/ Parque da Cidade

Centro de Educação Ambiental do Parque da Pasteleira

Centro de Educação Ambiental do Parque de S. Roque

Centro de Educação Ambiental dos Jardins do Palácio de Cristal

Não aplicável

Última atualização: 27 Novembro, 2020.