Atendimento à pessoa surda

Gabinete do Munícipe lança serviço de interpretação para cidadãos surdos

O Gabinete do Munícipe disponibiliza, desde 2 de novembro de 2017, um novo serviço dirigido aos cidadãos surdos, no âmbito do projeto "Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP", dinamizado pela Área Metropolitana do Porto.

A comunicação entre o cidadão surdo e o colaborador do Gabinete do Munícipe por via presencial ou através do canal telefónico passa a ser intermediada por um intérprete em Língua Gestual Portuguesa (LGP), através de videochamada.

Ou seja, os contactos telefónicos poderão ser realizados a partir de um registo prévio no Portal do Cidadão Surdo ou através do telemóvel (marcando o número 12472, com o custo de 1 cêntimo/min) ou ainda via Skype (adicionando nos contactos a conta "Serviin - Intérprete LGP").

No atendimento presencial, o técnico do Gabinete do Munícipe, com recurso a um "tablet", estabelece contacto (através do Serviin, via Skype) com o intérprete em LGP e este, através de videochamada, traduz-lhe a informação veiculada pelo cidadão.

O objetivo primordial é anular as barreiras na acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo aos cidadãos surdos contactar com o atendimento do Gabinete do Munícipe de uma forma mais autónoma e imediata.

 

Última atualização: 13 Março, 2021.