Alojamento local – alteração de titularidade

Permite solicitar diretamente ao Município do Porto a alteração de titularidade de alojamentos locais que se localizem na Freguesia do Centro Histórico e Freguesia do Bonfim onde vigora, desde 12 de outubro de 2022, o regime de suspensão de autorização de novos registos de alojamento local naquelas freguesias.

1. Submissão, presencial ou online, do pedido

2. Verificação dos documentos instrutórios pelos serviços municipais

3. Análise do pedido, pelos serviços municipais

4. Comunicação da decisão e notificação ao requerente

Não é devida qualquer taxa/preço por este serviço.

Prazo mínimo de antecedência do pedido: este pedido deverá verificar-se no prazo máximo de 10 dias após a ocorrência de qualquer alteração, pelo titular da exploração do estabelecimento.

Tempo médio de resposta (*): não aplicável

(*) O tempo médio de resposta definido diz respeito ao tempo de tratamento de um pedido devidamente instruído, cumpridor de todos os requisitos da decisão.

Anexos (fonte: Portal do Turismo)

No Município do Porto é devida a Taxa Municipal Turística, em contrapartida do singular aproveitamento turístico proporcionado pelo conjunto de atividades e investimentos promovidos pelo Município do Porto e relacionados com a atividade turística, aplicável às dormidas remuneradas em empreendimentos turísticos ou estabelecimentos de alojamento local localizados no Município do Porto.

Após a alteração de dados dos estabelecimentos (alteração de titularidade), também deverão ser atualizados os mesmos dados na Plataforma da Taxa Municipal Turística.

Para aceder a toda a informação, clique aqui.

Última atualização: 16 Novembro, 2022.